“CIDADES FELIZES” – UMA PRÁTICA POSSÍVEL
O biólogo, filósofo e Prêmio Nacional de Ciência, Humberto Maturana, propunha que, mesmo antes da solução de um problema, “a principal necessidade do ser humano é ser visto”, para não passar despercebido, como se não existisse. Isto justifica a ação municipal, em parceria com a sociedade.
Mas, além disso, Maturana argumentava que o ser humano está programado para colaborar, compartilhar, apoiar, em vez de preferir a competição e o individualismo. Com isso, ninguém está feliz sozinho.
Os conceitos aqui expostos são a base do Programa Cidades Felizes, desenvolvido pelo time de especialistas do Instituto Movimento pela Felicidade e Bem-Estar – IBE, garantindo um sentido prático de aplicação de melhorias para a cidade, potencializando resultados técnicos e fortalecendo o ambiente para promover uma transformação político social que fortaleça o respeito pelas instituições, o papel dos agentes públicos e o protagonismo e a dignidade da sociedade civil organizada.
As iniciativas estratégicas que são apresentadas a seguir na forma de Projetos, foram elaboradas após ampla pesquisa sobre as várias possibilidades de intervenção, e serão implantadas em parceria com os moradores da nossa cidade, apoiados pelos servidores municipais, realizados de forma sistêmica e integrada contribuindo para tornar São Gonçalo do Abaeté um lugar ainda mais feliz para se viver.