Objetivo Geral

Desenvolver um conjunto de procedimentos para os servidores, visando melhorar os aspectos ligados à saúde física, mental, emocional e uso do tempo.

Unidades Responsáveis: Secretaria Municipal de Administração e Tributos e Secretaria Municipal de Saúde

Profissionais Designados: Kelly Batista Braga Lucas e Maisa Letícia da Silva Gomes

Dimensão FIB: Bem-estar Psicológico

Justificativa

  • A atenção à saúde do servidor público é imprescindível para a manutenção das suas atividades. Afinal, são eles os agentes de serviços essenciais para a sociedade e responsáveis por fazer girar a máquina pública.
  • Embora não exista um levantamento abrangente sobre os principais problemas de saúde dos servidores públicos, algumas pesquisas levantam hipóteses sobre as enfermidades mais comuns nesse grupo de pessoas. Em artigo a respeito do absenteísmo-doença no serviço público brasileiro, um levantamento feito junto a estudos pontuais em diversas regiões do país e em setores distintos da Administração Pública dá conta dos principais problemas que acometem o servidor público.
  • Com certeza, a saúde no trabalho é um assunto que está cada vez mais em alta, sendo tema de vários debates motivados, inclusive, pela pandemia, o que torna mais natural considerar esse assunto como de grande relevância na pauta para todos os gestores municipais.
  • Por isso, entender a definição e os benefícios da saúde no trabalho — ou saúde ocupacional — é obrigatório para qualquer gestor. Muito mais do que uma questão de responsabilidade, essa é uma atitude que mostra respeito, carinho e preocupação com aqueles que levam a imagem da cidade e trazem resultados ao município pela qualidade do seu atendimento à população.

Objetivos

  1. Estabelecer um espaço aos servidores municipais para promover ações de autocuidado, bem-estar físico, emocional e de reconhecimento pessoal.
  2. Priorizar os atendimentos para os serviços de odontologia, nutricionista, fisioterapia e psicologia.
  3. Estimular mudanças no comportamento dos servidores para que os benefícios do projeto possam ser percebidos por mais tempo.
  4. Estimular a cultura do autocuidado para que os participantes possam dar continuidade às práticas vivenciadas junto às pessoas mais próximas.
  5. Reduzir os índices de adoecimento físico e mental junto aos servidores.
  6. Estimular momentos de descontração.

Benefícios

  • Servidores mais saudáveis, reduzindo o acesso aos serviços de saúde.
  • Melhoria nas relações interpessoais no ambiente de trabalho.
  • Melhoria no desempenho profissional dos servidores.
  • Melhoria na percepção dos servidores para os serviços prestados.

Metas

  • Estabelecer espaço público com designação “Casa do Servidor”. O local deve conter dependências adequadas e aconchegantes para os momentos de interação coletiva ou de atendimento pessoal.
  • Priorizar agendas dos profissionais com dias a horários específicos para atender somente aos servidores.
  • Formalizar o cadastramento de 40 servidores para iniciar o projeto.
  • Atender mensalmente 90% dos servidores cadastrados no projeto.
  • Alcançar 80% dos familiares dos servidores cadastrados no projeto.
  • Realizar pesquisa trimestral de avaliação das pessoas cadastradas.

Indicadores

  1. Número de profissionais alocados no projeto
  2. Número de cadastramentos realizados.
  3. Taxa de Conversão (Número de atendimentos x Número de cadastramentos).
  4. Relatórios formulados pelos profissionais contratados.
  5. Índice de 90% na pesquisa de satisfação dos atendimentos.

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