Objetivo Geral

Estimular o protagonismo jovem, visando criar oportunidades para o seu desenvolvimento cognitivo, incluindo construção se projetos de vida e capacitação para geração de renda.

Público Alvo

Adolescentes de 13 a 17 anos.

Unidade Responsável: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Secretaria Municipal de Governo e Planejamento

Profissional Designado: Silvia Cristiane Porto e Cristiane Aparecida Aguiar da Silva

Dimensão FIB: Padrão de Vida

Justificativa

  • Com o desemprego ainda acima daquilo que seria o desejável, é preciso apoiar os jovens no que toca ao emprego para que estes possam vir a ter sucesso a nível profissional. Seja para criar um negócio, seja para ter algum apoio na demanda de uma carreira.
  • Os jovens precisam de oportunidade para pensarem em projetos de vida e de uma educação financeira empreendedora. Se possível, esses conteúdos devem ser complementares à sua formação profissional básica, preparatória para o seu ingresso no mercado formal de trabalho, com uma formação que permita a eles pensar e criar sua história e ingressar no mercado de trabalho.
  • A falta de oportunidades, informações e conhecimentos necessários pode levar os jovens à busca de conquistas financeiras e/ou sociais por caminhos mais curtos e, geralmente, mais complexos ou perigosos, gerando vulnerabilidades ou mesmo o risco social.
  • Este fato resulta em muitos prejuízos para a sociedade como um todo, pois a dificuldade de entrada da população de jovens no mercado de trabalho além de inibir o aparecimento de talentos, de mentes criativas que podem contribuir para o crescimento de inovação no município e até mesmo no país. Também gera desesperança, aumenta a incidência de depressão entre jovens e acaba sendo um fator que contribui para o crescimento do número de jovens envolvidos com drogas devido à falta de perspectiva e oportunidade. Uma das saídas para nossos jovens, é criar autonomia financeira e serem protagonistas de suas vidas profissionais.

Objetivos

  1. Oferecer aos jovens de São Gonçalo do Abaeté oportunidades de conhecimento, informação e capacitação para serem protagonistas de suas vidas e conseguir sua autonomia financeira.
  2. Auxiliar o jovem em seu aperfeiçoamento e conhecimento profissional, oferecendo cursos e  capacitações para o mercado de trabalho.
  3. Fomentar uma cultura centrada na criatividade e na inovação entre os jovens, de modo a que sejam desenvolvidas empresas feitas por jovens e para jovens, criando assim mais postos de trabalho e ajudando os jovens de São Gonçalo do Abaeté a traçarem a sua rota.
  4. Avaliar a criação desse espaço na própria prefeitura para o desenvolvimento dos jovens.
  5. Estimular a participação dos jovens da cidade em iniciativas que valorizem o seu protagonismo e o empreendedorismo, como alternativa de atividades voltadas para o desenvolvimento social e geradoras de renda;
  6. Avaliar as empresas da região e a Prefeitura para absorção dos jovens capacitado.

Benefícios

  • Com projetos voltados para os jovens e principalmente na área do empreendedorismo e educação financeira auxiliará na construção de um futuro melhor para os jovens e, consequentemente, para a sociedade.
  • A iniciativa do projeto é um excelente caminho para desenvolver o potencial existente na nossa juventude. É importante lembrar que a construção de um projeto futuro depende do que estamos fazendo agora para fortalecer o crescimento e desenvolvimento pessoal. Investir no conhecimento é a chave mais poderosa para empreender e criar.

Desbrave o caminho para o sucesso!

Explore as oportunidades, aprenda com os desafios e conquiste seus objetivos. Esteja sempre um passo á frente com atividades exclusivas para Jovens Empreendedores.

Em breve, teremos novidades para inspirar ainda mais sua jornada rumo ao empreendedorismo de sucesso!

Não se esqueça também de que temos nossas aulas de empreendedorismo nas escolas do município, proporcionando conhecimento desde cedo.

Junte-se a nós nesta jornada!

Metas

  • Atingir 15% dos jovens  até dezembro de 2024.
  • Criar o programa jovem aprendiz no município de São Gonçalo do Abaeté.
  • Tonar o comercio local e empresas parceiras do projeto.
  • Avaliar a criação desse espaço na própria prefeitura para o desenvolvimento dos jovens.
  • Estimular a participação dos jovens da cidade em iniciativas que valorizem o seu protagonismo e o empreendedorismo, como alternativa de atividades voltadas para o desenvolvimento social e geradoras de renda;
  • Avaliar as empresas da região e a Prefeitura para absorção dos jovens capacitado.

Indicadores

  1. Número de parcerias para treinamento formalizadas.
  2. Número de parcerias para absorção dos jovens formalizadas.
  3. Número de iniciativas empreendedoras formalizadas.
  4. Número de jovens contratados para o primeiro emprego.
  5. Nível de satisfação dos participantes.
  6. Número de jovens participantes.
  7. Empresas participantes.
  8. Negócios surgidos do projeto.
© Copyright - São Gonçalo Mais Feliz - desenvolvido por Agência Tweed