Objetivo Geral

Disponibilizar aos servidores e a população acesso às informações de todos os projetos e práticas desenvolvidas no Programa Cidades Felizes, por meio de indicadores que permitam a avaliação permanente do andamento dessas práticas e registros de fatos relevantes.

Unidade Responsável: Secretaria Municipal de Governo e Planejamento

Profissionais Designados: Maísa Letícia da Silva Gomes, Ana Paula Azevedo Pereira e Karen Satori Camargo Kamiya e Andressa Luiza Porto Lucas

Dimensão FIB: Governança

Justificativa

  • A implantação do Observatório da Felicidade é importante para o Programa Cidades Felizes porque será o instrumento de gestão e acompanhamento das ações que serão implementadas.
  • Espera-se que esse espaço promova a interação das pessoas com as propostas em desenvolvimento: elogiando, criticando, sugerindo, opinando etc, visando manter uma permanente interação entre as ações do Programa e os seus beneficiários.
  • Quando se lança uma nova ideia, o risco é de que essas propostas caiam no esquecimento, por não haver um processo de comunicação formal entre as partes envolvidas que seja capaz de despertar a atenção e o interesse das pessoas.
  • Portanto, comunicar as ações do Programa Cidades Felizes é essencial.  Dessa forma, as iniciativas serão percebidas e avaliadas por seus beneficiários, permitindo um permanente processo de melhorias dessas ações.

Objetivos

  1. Favorecer ao diálogo entre a gestão do município, seus servidores e cidadãos.
  2. Criar espaço para o surgimento de novas ideias em benefício da cidade.
  3. Estimular o pensamento crítico e positivo dos servidores e cidadãos.
  4. Fomentar a importância das ações coletivas em benefício da felicidade e bem-estar de todos.
  5. Organizar as informações dos projetos, facilitando a compreensão sobre o andamento destes, e despertando o interesse e o engajamento.

Benefícios

  • Transparência sobre as etapas de cada projeto, gerando credibilidade.
  • Oportunidade de dialogar com os servidores e com a comunidade sobre os resultados dos projetos implantados.
  • Aprimoramento constante e surgimento de novas ideias.
  • Através da construção coletiva e cocriação, fomentar o senso de pertencimento social, buscando promover o bem-estar da população.

Metas

  • Alcançar o acesso de 50% dos servidores até dezembro/23.
  • Receber contribuições de servidores e da população sobre os temas.
  • Registrar 2/3 de elogios às atividades em relação às demais manifestações.
  • Alcançar o índice de 75% de satisfação em relação aos projetos.
  • Crescimento mensal de 10% nos acessos às informações do portal.

Indicadores

  1. Registro dos acessos ao portal.
  2. Quantidade geral de informações recebidas e processadas.
  3. Comparativo entre elogios e demais manifestações recebidas.
  4. Índice de manifestações comparativas ao público potencial.
  5. Relatórios de acesso ao portal.

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