Objetivo Geral

Estimular o diálogo construtivo sobre a Psicologia Positiva e Ciência da Felicidade, com perguntas instigantes e reflexivas, gerando reflexão e ampliação do conhecimento sobre essas temáticas.

Unidade Responsável: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social

Profissional Designado: Kelly Batista Braga Lucas

Dimensão FIB: Bem-estar Psicológico e Uso do Tempo

Justificativa

  • A vida em comunidade, inclusive nas comunidades organizacionais, tem exigido das pessoas cada vez mais habilidades cognitivas e sociais, para que os diálogos se estabeleçam em igualdade de posição, favorecendo a escuta empática, a comunicação positiva e a proposição objetiva de novos desafios.
  • Muitas vezes as discussões recaem no campo das verdades pessoais, da impaciência com o outro, da necessidade da autoafirmação e individualismo, o que afasta as pessoas das soluções colaborativas.
  • A Psicologia Positiva descobriu métodos capazes de aperfeiçoar o conhecimento das nossas emoções, levando-nos a lidar, de modo mais saudável, com todas as áreas de nossas vidas, aumentando a nossa satisfação e o nosso desempenho.

Benefícios

  • Melhoria na qualidade dos diálogos, contribuindo para o alcance de objetivos mais produtivos na prefeitura de São Gonçalo.
  • Fortalecimento dos recursos emocionais da população, visando uma compreensão mais positiva da vida, focando na solução dos problemas e não na potencialização das dificuldades.

Objetivos

  1. Oferecer um espaço de aprendizagem através de uma conversa positiva que tragam temáticas que auxiliam na construção de uma vida mais feliz e saudável.
  2. Estimular a comunicação positiva, favorecendo o relacionamento entre as pessoas e diminuindo a incidência de conflitos.
  3. Promover a interação entre os vários saberes da comunidade, de forma colaborativa.
  4. Criar oportunidade para construção de diálogos propositivos, voltados para a solução de problemas e proposições de melhoria para o município e para o funcionamento da prefeitura.
  5. Contribuir para fortalecer a saúde emocional dos servidores e da população.
  6. Elevar a percepção de otimismo e de confiança entre as pessoas.

Metas

  • Realização de duas reuniões mensais com os grupos de atendimento.
  • Avaliação positiva dos participantes quanto ao seu relacionamento com os colegas e com a qualidade das interações.
  • Satisfação dos participantes quanto a sua compreensão dos temas trabalhados, e aplicabilidade destes no âmbito pessoal e profissional.
  • Avaliação dos participantes quanto à melhoria na resolução de conflitos internos, tanto em relação à diminuição da ocorrência, quanto sobre a qualidade dos diálogos para resolução destes.
  • Avaliação positiva (acima de 80%) quanto ao projeto, de forma geral.

Indicadores

  1. Número de reuniões realizadas.
  2. Índice de satisfação com o projeto.
  3. Índice de satisfação com a compreensão dos temas da Psicologia Positiva e aplicabilidade.
  4. Índice de satisfação com a qualidade das interações entre colegas.
  5. Índice de satisfação com a resolução dos problemas.
  6. Número de conflitos solucionados.
  7. Número de queixas registradas.
  8. Pontos de conflito mapeados e avaliados.

Vamos construir pontes de diálogo e fortalecer laços comunitários! Convidamos você para uma roda de conversa positiva, onde compartilharemos ideias, inspirações e visões para um futuro brilhante. Juntos, podemos criar um ambiente acolhedor e estimulante, onde cada voz é ouvida e cada ideia é valorizada. Venha fazer parte deste movimento de positividade e construção coletiva.

Sua presença faz toda a diferença!

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